Guia passo-a-passo sobre como utilizar o Kefir

May 02, 2022

O que é o Kefir?

Kefir é uma colônia de lactobacilos (bactérias) e leveduras. É um alimento probiótico – quer dizer ele ajuda a “povoar” o intestino com bactérias boas. O nosso intestino contém bilhões de bactérias tanto boas como ruins. Quando você tem uma quantidade maior de bactérias boas, isso favorece a sua saúde intestinal porque elas se sobrepõem às bactérias ruins.

Benefícios

·      Melhora a imunidade e evita infecções

·      Melhora a absorção de nutrientes

·      Auxilia na produção de vitaminas do complexo B

·      Auxilia no emagrecimento por melhorar a microbiota intestinal

·      Atua na prevenção e no tratamento do...

Continue lendo...

O que é a Dieta Flexível?

May 02, 2022

A dieta flexível, também conhecida como IIFYM (IF IT FITS YOUR MACRO), com a tradução literal de “se couber nas suas macros”, é uma dieta muito popular no mundo fitness e nas academias. Os primeiros que começaram a praticar a dieta IIFYM foram os bodybuilders, que procuravam por uma alimentação mais flexível, desde que os objetivos de macronutrientes do dia sejam alcançados.

A proposta é você calcular a quantidade diária dos seus macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) conforme sua rotina e você precisa atingi-los usando um aplicativo para contar a quantidade de macros ingeridos no dia.

Nessa dieta, o que importa não é o alimento em si, mas o macronutriente. Assim já se percebe um grande erro dessa dieta da moda, usar os alimentos para atingir uma determinada quantidade por dia sem considerar...

Continue lendo...

Mitocôndrias: as usinas de energia das nossas células

Apr 26, 2022

 

Mitocôndrias: as usinas de energia das nossas células

Descobrir a importância das mitocôndrias e como otimizar sua função é de extrema importância se nosso objetivo é melhorar o funcionamento das nossas células, acelerar nosso metabolismo e consequentemente emagrecer, ter mais saúde, vitalidade e prevenir doenças.

As mitocôndrias são as principais fontes de energia do nosso corpo. São pequenas fábricas alojadas dentro de nossas células que usam os alimentos que ingerimos e o oxigênio que respiramos e os convertem em energia.

Essa energia é chamada trifosfato de adenosina, ou ATP, e é usada para dar energia para todas as funções em nossos corpos.

Cada célula contém centenas ou milhares de mitocôndrias e elas são encontrados em maiores concentrações em órgãos ativos e tecidos...

Continue lendo...

Qual é o treino certo para o seu tipo de corpo?

Apr 26, 2022

Você já se comparou com alguém que pode construir músculos mais rápido que você? Ou alguém que pode comer qualquer coisa e nunca engorda?

A razão para isso é que todos nós temos diferentes tipos de corpo, então não podemos nos comparar. O tipo de corpo de cada pessoa é predominantemente genético, mas isso não significa que você está condenado à sua genética.

De forma geral, existem três tipos de corpos: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Isso explica como o é corpo das pessoas, sendo um tipo específico ou uma combinação de dois tipos. É importante reconhecer qual tipo você é, para que você entenda como seu corpo responde à comida e aos exercícios e o que você precisa fazer para manter-se em forma e saudável. Você pode ter uma boa ideia de como são esses...

Continue lendo...

Afinal, o que é a dieta Low Carb?

Apr 04, 2022

Muito se tem ouvido falar na dieta Low Carb, que, como o próprio nome diz, é uma estratégia alimentar com baixa ingestão de carboidratos e maior ingestão de gorduras saudáveis e proteínas.

As dietas tradicionais e as diretrizes dos guias alimentares preconizam a ingestão de 50 a 60% de carboidratos. Porém o consumo excessivo de carboidratos tem feito com que as pessoas aumentem muito o peso pois o carboidrato que não é usado como fonte de energia acaba sendo armazenado como gordura e estimula excessivamente a liberação do hormônio da insulina que favorece o ganho de peso, resistência à insulina e aumento da fome.

De forma geral, uma dieta low carb varia entre 10-40% de carboidratos do valor energético total da dieta, podendo variar entre uma dieta low carb mais restrita (dieta cetogênica) até uma dieta low carb moderada.

Os princípios de uma dieta...

Continue lendo...

Bolo de aniversário low-carb

Apr 04, 2022

Bolo de Aniversário de Chocolate Low Carb

*Assista ao video aqui https://youtu.be/6Q-giTBWJpM

Tempo de preparação
45 min
Tempo de cocção
45 min
Tempo total
1 hora e 30 minutos

Bolo de camadas de chocolate recheado com pudim de baunilha e coberto com chantilly de baunilha. Esta receita é low carb e sem glúten!

Porções: 12
Calorias: 398 kcal

Ingredientes
1 Creme de Baunilha* (receita anexada no final)
1 Bolo de Chocolate Low Carb (15 minutos de preparação)

Creme de junção:
115g de manteiga com sal em estado macio
1 xícara de xylitol em pó
1 ovo grande

Ingredientes secos:
2 xícaras de farinha de amêndoas
1/3 xícara de farinha de coco
1/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de sopa de aveia ou 3 colheres de sopa de pó de proteína de soro de leite (whey protein)
1 colher de chá de café instantâneo ou granulado...

Continue lendo...

Receita: Frango Xadrez Low-Carb

Mar 31, 2022

O frango xadrez é uma receita perfeita e completa para quem está seguindo uma dieta low-carb ou mesmo para emagrecimento. 

Ela é ideal para o almoço ou jantar e já contém a porção adequada de proteínas, vegetais, legumes e gordura e por isso não precisa de acompanhamentos. Também é uma receita super rápida, prática e fácil de fazer no dia a dia. 

Receita de Frango Xadrez

Ingredientes:

300g de peito de frango

1 cebola

1 pimentão 

1 cenoura cortada em rodelas

1 brócolis pequeno

1 abobrinha média

150g de broto de feijão

2 colheres de sopa de shoyo 

4 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

1. Corte todos os legumes e o frango em cubos (menos a cenoura que pode ser em rodelas);

2. Grelhe os cubos de frango com pouco azeite de oliva. Junto com o frango, coloque a cebola e o pimentão;

3. Quando esses estiverem...

Continue lendo...

Alterações em hormônios tireoidianos: como identificar?

Mar 21, 2022

Os hormônios tireoidianos desempenham um papel fundamental na regulação da temperatura e produção de energia do corpo. Além disso, os hormônios da tireoide regulam a síntese de proteínas e a produção de enzimas a nível celular.

As deficiências dos hormônios tireoidianos podem ser suspeitados clinicamente sempre que for observada uma desaceleração do metabolismo, como pode ser o caso de fadiga prolongada, baixa energia, depressão, astenia mental, frieza ou extremidades frias, retenção de líquidos, intestino preso ou perda de cabelo difusa.

Por outro lado, o excesso de hormônio tireoidiano pode ser suspeitado quando se observa o quadro clínico oposto: excesso de energia, palpitações, ansiedade, nervosismo, pouco sono.  

Fisicamente, esse excesso de hormônios da tireoide pode apresentar com sintomas como...

Continue lendo...

10 benefícios de uma Dieta Low Carb

Mar 21, 2022

A dieta low carb vem ganhando cada vez mais adeptos e essa estratégia nutricional para o emagrecimento é baseado em uma menor ingestão de carboidratos e uma maior ingestão de gorduras saudáveis e proteínas, além de ter como base a ingestão de vegetais, frutas (tipo e quantidades recomendadas), sementes e oleaginosas.

Conheça os 10 principais benefícios de uma dieta low carb são:

  1. Maior saciedade e menos fome

As gorduras saudáveis e proteínas presentes em maior quantidade na dieta são responsáveis por dar maior sensação de saciedade comparadas ao consumo de carboidratos. E também por ter uma quantidade menor de insulina sendo liberada na corrente sanguínea também há uma redução na sensação de fome.  

  1. Emagrecimento e Perda de gordura corporal

A insulina é o hormônio responsável por...

Continue lendo...

Conheça a dieta mediterrânea: a dieta da saúde e longevidade

Mar 18, 2022

A dieta tradicional do Mediterrâneo é considerada uma das mais saudáveis do mundo. É um padrão alimentar que tem por base o consumo de frutas e legumes, gorduras monoinsaturadas, como azeite, peixe, feijão e leguminosas, castanhas, nozes, grãos integrais e quantidades limitadas de vinho tinto e laticínios.

É uma dieta que pode ser utilizada para quem quer emagrecer e ter resultados a longo prazo. Alguns estudos mostram que a dieta pode reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, câncer, Alzheimer e doenças cardíacas. Além disso, Estudos das Universidades de Las Palmas e Navarra, na Espanha, mostraram que quem segue este tipo de alimentação reduz em 30% o risco de desenvolver depressão.

Um dos grandes segredos da eficácia da dieta mediterrânea é que ela se baseia em comida de verdade e praticamente não possui...

Continue lendo...
1 2 3 4 5 6
Close