Qual é a melhor dieta para emagrecer?

May 26, 2022

Qual é a melhor dieta para emagrecer?

Existe uma infinidade de dietas diferentes para quem quer emagrecer. Porém, não existe uma única dieta considerada adequada a todos, mas entre tantas dietas da moda, selecionamos as melhores dietas para compartilhar com vocês.    

Conheça algumas dessas dietas:

Dieta Low-carb 

A base principal das dietas low carb consiste na diminuição da quantidade de carboidratos ingerida e no aumento do consumo de proteínas e gorduras saudáveis.

Para entender as razões dessa estratégia, lembre-se que toda vez que você come carboidratos (frutas, pão, massas, trigo, arroz etc) eles se transforam em açúcar elevando a insulina e auxiliando na ativação do acúmulo de gordura corporal. Consumindo menos carboidratos os níveis de insulina reduzem facilitando a queima da gordura acumulada no nosso corpo resultando em emagrecimento e na diminuição das doenças relacionadas a resistência à insulina.

A dieta low carb varia entre 10-40% carboidratos do valor energético total da dieta.

É uma estratégia alimentar que restringe (não corta!) carboidratos, por isso o nome low (pouco) carb (carboidrato).

Os benefícios incluem emagrecimento, controle do diabetes, tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, SOP (síndrome do ovário policístico) entre outras.

Outro benefício da dieta low carb é o aumento da saciedade devido a um maior consumo de proteínas e gorduras saudáveis ajudando no processo de emagrecimento.

 

Dieta cetogênica  

Contém menos que 10% carboidratos do valor energético total da dieta.

Esta dieta tem uma ingestão de proteínas moderada e alta em gorduras. Esta é a modalidade mais restrita de low-carb.

A perda de peso acontece, pois, o corpo precisa achar uma fonte alternativa de energia, visto que não possui a energia vinda dos carboidratos, assim, o sistema nervoso central encontra a energia que precisa nos corpos cetôgenicos, que são substâncias derivadas da quebra de gordura no fígado. Esse processo recebe o nome de cetose, por isso o nome ‘dieta cetogênica’.

Os benefícios dessa dieta incluem perda de peso, controle de apetite, melhora da energia e concentração, controle do açúcar no sangue e controle e ou redução da frequência das crises epilépticas. Porém, existem também alguns efeitos colaterais que cessam assim que o corpo se adapta.

Dieta mediterrânea

Consiste em uma alimentação que prioriza a saúde e a longevidade.

A composição da dieta mediterrânea é feita principalmente por alimentos pouco processados e de origem vegetal, como frutas, legumes e hortaliças, oleaginosas, grãos e cereais (preferencialmente integrais). Os ovos e laticínios estão presentes em abundância, na composição das receitas ou no consumo relacionado aos cardápios diários; carnes brancas, como peixes e aves têm seu consumo moderado e as carnes vermelhas só participam em pequenas quantidades. O azeite é a principal fonte de gordura dessa alimentação e o vinho está presente durante as refeições, com moderação.

Além do emagrecimento de forma sustentável ela demonstra benefícios em reduzir riscos para doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade e o diabetes. Estudos das Universidades de Las Palmas e Navarra, na Espanha, mostraram que quem segue este tipo de alimentação reduz em 30% o risco de desenvolver depressão por ser uma dieta rica em nutrientes essenciais e antioxidantes. Esses nutrientes, somados a outros hábitos saudáveis, ajudam a evitar o aparecimento das doenças crônico-degenerativas, além de atuar contra o envelhecimento precoce.

É importante salientar que qualquer tipo de estratégia alimentar ou dieta deve ser recomendada pelo profissional nutricionista que vai analisar e indicar a melhor dieta para você dentro da sua individualidade bioquímica.

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close