Porque a Proteina Ajuda a Emagrecer?

Mar 26, 2024

A proteína ajuda a emagrecer por várias razões importantes, fazendo dela um componente crucial em muitas dietas de perda de peso:

1. Aumenta a saciedade: A proteína é mais saciante do que os carboidratos e gorduras, o que significa que você se sente cheio por mais tempo após comer. Isso pode levar a uma redução na ingestão calórica ao longo do dia, pois você sentirá menos fome e, consequentemente, poderá comer menos.

2. Efeito térmico dos alimentos (ETD): O corpo usa energia para digerir, absorver e metabolizar os nutrientes dos alimentos, um processo conhecido como efeito térmico dos alimentos. A proteína tem um ETD maior do que os carboidratos e as gorduras, o que significa que o corpo queima mais calorias para processá-la. Isso contribui para um aumento no gasto calórico total, ajudando na perda de peso.

3. Manutenção da massa muscular: Durante uma dieta de emagrecimento, é importante perder gordura e não músculo. A proteína é essencial para a construção e reparação muscular, especialmente se você está fazendo exercícios como parte do seu plano de perda de peso. Ao manter ou aumentar sua massa muscular, você também aumenta seu metabolismo, pois o músculo queima mais calorias em repouso do que a gordura.

4. Melhora o metabolismo: Como mencionado, o consumo de proteínas pode ajudar a aumentar a massa muscular, o que por sua vez acelera o metabolismo. Um metabolismo mais rápido significa que você queima mais calorias ao longo do dia, mesmo em repouso.

5. Regulação dos hormônios do apetite: A proteína influencia a liberação de hormônios que ajudam a controlar o apetite, como a redução do hormônio da fome (grelina) e o aumento de hormônios que promovem a sensação de saciedade (como o GLP-1 e a colecistoquinina). Isso ajuda a reduzir a ingestão calórica espontânea.

Por todas essas razões, incluir uma quantidade adequada de proteínas na dieta pode ser uma estratégia eficaz para quem busca emagrecer, contribuindo para uma maior saciedade, aumento do gasto energético e manutenção da massa muscular, o que juntos facilitam o déficit calórico necessário para a perda de peso.

Para descobrir a quantidade exata de proteína ideal para sua jornada de perda de peso, nossa clínica oferece planos de nutrição personalizados, elaborados por nossos experientes nutricionistas em Londres.

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close