O que é a Dieta Flexível?

Jun 20, 2018

A dieta flexível, também conhecida como IIFYM (IF IT FITS YOUR MACRO), com a tradução literal de “se couber nas suas macros”, é uma dieta muito popular no mundo fitness e nas academias. Os primeiros que começaram a praticar a dieta IIFYM foram os bodybuilders, que procuravam por uma alimentação mais flexível, desde que os objetivos de macronutrientes do dia sejam alcançados.

A proposta é você calcular a quantidade diária dos seus macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) conforme sua rotina e você precisa atingi-los usando um aplicativo para contar a quantidade de macros ingeridos no dia.

Nessa dieta, o que importa não é o alimento em si, mas o macronutriente. Assim já se percebe um grande erro dessa dieta da moda, usar os alimentos para atingir uma determinada quantidade por dia sem considerar a sua qualidade nutricional.

Outro erro da dieta flexível é que geralmente quem orienta esse tipo de dieta são coaches que não são profissionais de saúde e acabam não levando em consideração aspectos importantes como histórico clínico do paciente, individualidade bioquímica dentre outros fatores importantes e que não possuem a capacidade de prescrever qualquer tipo de dieta.

 A questão é que sem um acompanhamento de um profissional nutricionista, você vai sim perder peso, mas o mais importante, você vai perder saúde também. A verdade é que a dieta flexível nada mais é que a antiga dieta dos pontos com um nome diferente.

O importante é sempre buscar um profissional nutricionista que te ajudará a fazer uma dieta “flexível” e equilibrada tanto em macro e micronutrientes e vai te ajudar a alcançar não apenas um peso saudável mas principalmente saúde e qualidade de vida.  

Quer emagrecer através de reeducacao alimentar?

Se inscreva para o próximo grupo do Projeto Fina e Dura  com duracao de 12 semanas

Saiba Mais Aqui
Close