Você está com excesso de toxinas?

Mar 09, 2022

Todos os dias somos expostos a diversos tipos de toxinas através do ambiente, ar, água, alimentos que precisam ser metabolizadas e eliminadas para que não sejam acumuladas, provocando sobrecarga e disfunções orgânicas que podem levar ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas.

O nosso corpo realiza o processo natural de Destoxificação/Detoxificação que é tem a finalidade de eliminação de determinadas substâncias tóxicas (exógenas ou endógenas). Os dois principais órgãos que exercem este mecanismo é o fígado (60%) e o intestino (20%), muito embora possa ocorrer em todas as células do organismo.

As toxinas são chamadas de xenobióticos e são provenientes de:

- Origem alimentar: aditivos alimentares de produtos industrializados, agrotóxicos, metais pesados (alumínio, mercúrio, chumbo etc)

- Origem ambiental: plásticos, utensílios, poluição, cosméticos, medicamentos etc

- Origem endógena: metabólitos provenientes das células que precisam ser eliminados

Para que o processo de detoxificação aconteça de maneira efetiva no organismo além de evitar alimentos processados e exposição a estes contaminantes, é importante preferir a ingestão de alimentos e nutrientes que irão participar do processo detox como vitaminas (principalmente do complexo B), minerais como selênio e zinco, antioxidantes e polifenóis e aminoácidos. 

Seguem algumas dicas que irão ajudar a evitar a exposição às toxinas:

- Prefira o consumo de alimentos livres de agrotóxicos (orgânicos), principalmente aqueles que se fazem o uso rotineiramente, como por exemplo, o arroz.

- Evite alguns alimentos fontes de toxinas e alergênicos alimentares, como no caso do leite de vaca, produtos compostos de glúten (Ex: trigo, centeio, cevada e aveia), corantes, aditivos alimentares, gorduras trans e hidrogenadas, frituras, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos artificiais e o açúcar.

- A hidratação adequada é de suma importância para facilitar a eliminação de toxinas através de fezes, urina, suor e respiração.

- O tempo da dieta de destoxificação alimentar deve ser orientado de forma individual, porém os alimentos mais consumidos neste período também devem ser consumidos frequentemente numa alimentação saudável.

- O suco verde pode ajudar no processo detox, pois contêm substâncias essenciais para este processo.

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close