Treinos e Alimentação: o que consumir para melhorar as dores musculares?

May 28, 2020

Exercícios intensos, cansaço e dores no corpo podem ser reflexos de uma alimentação inadequada, baixa em vitaminas e minerais e com estresse contínuo. Alguns alimentos quando inseridos em uma dieta adequada e balanceada ajudam na recuperação muscular, melhoram a disposição ao longo do dia e eliminam as substancias que geram danos ao organismo.

Com ação anti-inflamatória e antioxidante, esses alimentos reduzem a inflamação gerada pelo estresse, repõem nutrientes necessários que foram eliminados nesse processo e diminuem as toxinas circulantes no sangue para reduzir as dores no corpo.

É importante lembrar que cada alimento deve ser ingerido de acordo com a rotina de cada pessoa e de acordo com os seus objetivos.

Quais alimentos podem ajudar a aliviar as dores musculares?

- Peixes (salmão, atum, sardinha): são fontes de ômega 3, nutriente essencial para a regeneração das fibras musculares.

- Folhas verdes-escuras (rúcula, espinafre, couve, alface, mostarda, escarola, couve de Bruxelas, entre outras): ricas em minerais como magnésio, potássio, fósforo. Reduzem o estresse e geram energia nas células presentes nos músculos.

- Própolis, frutas vermelhas e gengibre: melhoram o sistema de defesa e imunidade do organismo por eliminar as toxinas e fornecer muitas vitaminas.

- Fontes de Proteínas: Fortalecimento dos músculos pela quantidade de aminoácidos no alimento e melhora da recuperação aos “danos” causados pelo exercício intenso.

- Carboidratos complexos como batata doce, inhame, mandioca, banana, aveia. O consumo adequado desses alimentos, especialmente após os treinos intensos, é muito importante. Eles são responsáveis por manter os estoques de glicogênio altos. Assim, quando há a falta de ingestão de carboidratos, a taxa de glicogênio no sangue cai e o organismo procura outros substratos para produzir energia, usando a massa muscular para conseguir fazer treinos mais fortes. Isso torna o organismo mais suscetível a lesões, o que deve ser evitado.

Quais alimentos podem intensificar essas dores?

Carboidratos simples como bolachas, biscoitos, doces, industrializados, embutidos e “fast food” podem intensificar a inflamação no organismo e aumentar as dores musculares por serem ricos em açúcares e conservantes e pobres em nutrientes antioxidantes como as vitaminas e minerais, os quais impedem que toxinas circulem pelo sangue.