Mitocôndrias: as usinas de energia das nossas células

Apr 26, 2022

 

Mitocôndrias: as usinas de energia das nossas células

Descobrir a importância das mitocôndrias e como otimizar sua função é de extrema importância se nosso objetivo é melhorar o funcionamento das nossas células, acelerar nosso metabolismo e consequentemente emagrecer, ter mais saúde, vitalidade e prevenir doenças.

As mitocôndrias são as principais fontes de energia do nosso corpo. São pequenas fábricas alojadas dentro de nossas células que usam os alimentos que ingerimos e o oxigênio que respiramos e os convertem em energia.

Essa energia é chamada trifosfato de adenosina, ou ATP, e é usada para dar energia para todas as funções em nossos corpos.

Cada célula contém centenas ou milhares de mitocôndrias e elas são encontrados em maiores concentrações em órgãos ativos e tecidos como o coração, cérebro e músculos.

De fato, temos mais de 100.000 trilhões de mitocôndrias em nossos corpos, e cada uma contém 17.000 pequenas linhas de montagem para produzir ATP. As mitocondrias são a base do nosso metabolismo.

Então, quando suas mitocôndrias não estão funcionando adequadamente, seu metabolismo é executado com menos eficiência e pode até ser praticamente interrompido. Problemas ocorrem porque esses poderosos produtores de energia são MUITO sensíveis e facilmente danificados. Quando eles estão danificados, sofremos de baixa energia, fadiga, perda de memória, dor, envelhecimento rápido e muito mais.

A fadiga é o sintoma mais comum das mitocôndrias mal funcionantes, e é por isso que começamos a nos sentir mais cansados à medida que envelhecemos.

As mitocôndrias são realmente importantes, mas infelizmente muitas coisas podem danificá-las, principalmente devido ao estresse oxidativo descontrolado. Isso pode parecer complicado, mas na realidade estamos todos familiarizados com o "estresse oxidativo", mesmo que alguns de nós não saibam o que o termo significa.

Oxidação é a ferrugem em nossos carros, a cor marrom que aparece em uma maçã quando cortada e exposta ao ar. O que a maioria de nós não percebe é que nossos próprios tecidos estão enferrujando a medida que o tempo passa.

O que inicia esse processo são coisas como calorias demais, fumo, queimaduras solares, exposição a toxinas, antinutrientes e açúcar. Tudo isso nos leva ao caminho do ganho de peso e da doença crônica.

Então, como nos preocupamos com nossas mitocôndrias? Existem vários passos fáceis para seguir.

Forneça às mitocôndrias o ambiente correto para prosperar… para fazer isso:

Coma menos alimentos processados, junk food, açúcar e calorias vazias. Na verdade, você deve realmente evitar essas coisas completamente.

Desintoxicar seu corpo, livrando-se de toxinas ambientais e internas.

Diminua a inflamação no seu corpo.

Equilibre seus hormônios.

Em seguida, você precisa se mexer. Experimente o treinamento intervalado, que aumenta a eficiência e a função de suas mitocôndrias e o treinamento de força, o que aumenta a quantidade de músculos e o número de mitocôndrias.

Adicione alimentos vegetais in natura íntegros e coloridos à sua alimentação diária. Esses alimentos são cheios de antioxidantes e fitonutrientes que nutrem suas mitocôndrias. Coma de 8 a 12 porções de legumes frescos, frutas, feijões, nozes e sementes, todos os dias.

Incorpore os seguintes nutrientes na sua ingestão diário ou de acordo com orientação do profissional nutricionista, para ajudar suas mitocôndrias e aumentar a energia:

Acetil-L-carnitina

Ácido alfa-lipóico

Aspartato de magnésio

Resveratrol

D-ribose

NADH

Coenzima Q10

N-acetil-cisteína

Aumentar sua ingestão de gorduras omega-3 para ajudar a construir suas membranas mitocondriais. Certifique-se de incluir alimentos como salmão, cavala, sardinha, anchovas, sementes de chia, sementes de linhaça, sementes de cânhamo, nozes e gema de ovo na sua alimentação diária.

Cuidar das suas mitocôndrias pode ajudar a prevenir o envelhecimento e aumentar sua energia!

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close