Dieta vegana: como funciona?

Jun 18, 2018

O veganismo é uma filosofia de vida, baseado principalmente num ideal ético e que visa a luta contra a exploração dos animais. Por este motivo, a dieta vegana é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel.  

Pessoas que adotam o veganismo em suas vidas, ao contrário do que muitos pensam, comem muito bem e de forma variada e nada monótona.

Os veganos comem qualquer tipo de alimento de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, tubérculos, verduras, raízes, cogumelos, sementes, entre outros.

Muitas pessoas confundem a alimentação vegana com a alimentação vegetariana, conheça as principais diferenças:

  • Ovolactovegetariano: não come carnes, mas consome alimentos de origem animal (leite, ovos e mel, por exemplo).
  • Lactovegetariano: não come carnes e ovos, incluindo produtos que usam ovos como ingrediente.
  • Vegetariano estrito: não COMEM nada que seja de origem animal.
  • Vegano: não CONSOMEM nada que seja de origem animal, seja na alimentação, no vestuário e nos demais aspectos da vida.

Comparativamente com as dietas vegetarianas, as dietas veganas tendem a conter menos gordura saturada e colesterol, e mais fibra alimentar. Os veganos tendem a ser mais magros, ter menores níveis séricos de colesterol e menor pressão arterial, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

A dieta vegana consegue suprir a maior parte da necessidade nutricional dos veganos através da ingestão adequada de vegetais e consegue suprir toda a quantidade de proteína necessária através de feijões, lentilhas, castanhas, sementes entre outros.

Para saber se a dieta vegana está balanceada é importante que o vegano faça um acompanhamento nutricional com um profissional nutricionista para que consiga adequar a sua alimentação e consiga suprir todas as suas demandas nutricionais.

É importante que o vegano faça exames laboratoriais regularmente para avaliar a deficiência de algumas vitaminas podendo ser necessário a ingestão de alimentos enriquecidos ou a suplementação.

Na clínica Britzke Nutrition em Londres temos profissionais especializados no atendimento de veganos e vegetarianos e realizamos exames de sangue para avaliar a deficiência das principais vitaminas.

Para maiores informações sobre as consultas ou os exames entre em contato através do telefone ou whatsapp: + 44 742 -864-4457

 

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close