Deficiências de vitaminas: quais são os principais sinais e sintomas?

Mar 16, 2022

As vitaminas são chamadas de micronutrientes essenciais porque são necessárias ao organismo em pequenas quantidades, porém são fundamentais para a manutenção da boa saúde.

O corpo não armazena a maioria das vitaminas. A deficiência dessas vitaminas geralmente desenvolve-se em semanas a meses. Portanto, as pessoas devem consumi-las regularmente. 

Algumas vitaminas (A, D, E e K) são lipossolúveis. Outras, como as vitaminas B e C, são hidrossolúveis. As vitaminas do complexo B incluem biotina, folato (ácido fólico), niacina, ácido pantotênico, riboflavina (vitamina B2), tiamina (vitamina B1) e vitaminas B6 (piridoxina) e B12 (cobalaminas).

O estado de deficiência nutricional ocorre quando a ingestão de nutrientes não corresponde às necessidades para saúde ideal de um indivíduo. Com isso ocorrem alguns sinais e sintomas que devemos estar atentos.

 Alguns exemplos de deficiências nutricionais das principais vitaminas:

Vitamina A

A vitamina A está relacionada a funções imunológicas, saúde da pele, visão, reprodução e comunicação celular.

Sinais e sintomas da deficiência: aumento do risco de infecções; cegueira noturna; pele e cabelos secos; conjuntivite recorrente; daltonismo; olhos infeccionados e ulcerados; degeneração macular, acne e sulco nas unhas.

 

Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante e previne diversas doenças.

Sinais e sintomas da deficiência: Pele seca, cabelo ressecado ou quebradiço, sangramento nas gengivas, demora na cicatrização de feridas, problemas imunológicos – resfriados e gripes recorrentes, perda de dentes, anemia, sangramento nasal, hematomas, fraqueza muscular e fadiga.

 

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que protege as células e evita fraqueza muscular e problemas neurológicos.

Sinais e sintomas da deficiência: Problemas oculares como retinopatia e catarata, problemas de pele como acne, feridas, cicatrizes e estrias; anemia leve; problemas de fertilidade e anormalidades no funcionamento cerebral.

 

Vitamina B12

Essa vitamina desempenha papel fundamental no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, bem como na formação de células vermelhas.

Sinais e sintomas da deficiência: Adormecimento e pontadas nas mãos, pernas ou pés; falta de equilíbrio; anemia; inchaço ou inflamação da língua; icterícia (pele amarelada); fraqueza; paranoia e alucinações; falta de ar; dificuldades cognitivas e perda de memória e perda de visão.

 

Outras vitaminas do complexo B

Outras vitaminas B incluem B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6, B7 (biotina) e folato. Uma das funções muito importantes delas é ajudar no metabolismo de nutrientes no nosso organismo.

Sinais e sintomas da deficiência: problemas de visão; fadiga; insuficiência adrenal; edema (retenção de fluidos); palidez e caspa.

 

Vitamina D

A vitamina D tem papel importante no sistema imunológico e promove o crescimento ósseo.

Sinais e sintomas da deficiência: sobrepeso ou obesidade; depressão; dores nos ossos; baixa densidade mineral nos ossos; osteoporose (ossos porosos e quebradiços); osteomalacia (amolecimento dos ossos); raquitismo (doença que causa deformações ósseas severas) e fraqueza muscular.

 

Existem outros sintomas relacionados à deficiências nutricionais não apenas destas vitaminas mas de minerais também, e por isso é ideal que todos passem por uma triagem nutricional periódica ao longo da vida, por um nutricionista treinado para a realização de avaliações nutricionais regularmente. 

O consumo de grandes quantidades (megadoses) de determinadas vitaminas (geralmente suplementos), sem supervisão de um profissional habilitado, pode ter efeitos nocivos.

Para que sejam identificadas essas deficiências é importante que sejam realizados exames de sangue para dosagem de vitaminas.

Na Clínica Britzke Nutrition em Londres realizamos os exames das principais vitaminas (A, C, E, B1, B2, B6, B12 e folato).

Para mais informações sobre esse exame ligue para +44 742-864-4457 ou envie um email para [email protected]

 

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close