Contar Calorias é realmente importante?

Mar 14, 2022

Ao iniciar o processo de emagrecimento, geralmente, a principal atitude tomada é contar a quantidade de caloria dos alimentos independente se é um alimento saudável ou industrializado. Quando é estabelecida uma meta para perda de peso, por exemplo, o cérebro remete a ideia de que é preciso consumir menos calorias para reduzir o peso corporal.

E você sabe o que são calorias?

A caloria é a quantidade de energia que um alimento poderá fornecer ao organismo para que sejam realizadas as funções de cada órgão do corpo. Essa energia está presente tanto nos alimentos que agregam qualidade a refeição e as células do corpo quanto em alimentos de baixa qualidade nutricional, ou seja, não fornecem nutrientes que ajudarão no metabolismo.

Então contar as calorias é benéfico e importante para a saúde?

Depende. Essa estratégia pode ser importante para o processo de emagrecimento, visto que ao ajustar a quantidade dos alimentos consumidos em um dia e se estiver de acordo com o objetivo de cada pessoa, a redução no total de calorias ingeridas levará a diminuição do peso corporal pela menor oferta de energia diária.

Nesse caso, pode ser consumido a mesma quantidade em calorias com alimentos que gerem malefícios ao metabolismo como os industrializados e, no mesmo contexto, ser ingeridos alimentos de qualidade nutricional que proporcionam benefícios ao corpo. 

O ideal é tentar adequar tanto a quantidade de alimentos consumida em um determinado tempo como a qualidade que é proporcionada por eles, pois os nutrientes interagem entre si no organismo para que o metabolismo funcione de forma adequada e gere benefícios a saúde.

Outro motivo pelo qual contar calorias pode ser benéfico ao organismo é que quando o indivíduo pode iniciar uma estratégia de contagem de calorias quando já possui um quadro de doença crônica não transmissível como Diabetes, colesterol elevado, gordura no fígado, entre outros. Logo, terá o conhecimento do que poderá ser ingerido e a quantidade de energia que o alimento irá proporcionar e que não causará prejuízos no organismo.

Ainda, quando há a contagem de calorias, o indivíduo torna-se mais consciente sobre o alimento que está sendo consumido,  podendo adequar as refeições baseado no que foi e no que será consumido ao longo do dia e aprenderá a comer com prazer e de forma mais saudável, além de melhorar a qualidade de vida.

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close