Conheça os diferentes tipos de Proteínas

Mar 07, 2022

As proteínas estão presentes em milhares de alimentos e devem ser ingeridas em quantidades adequadas para cada indivíduo para auxiliar e regular as atividades do corpo.

Mas o que são as proteínas?

São substâncias formadas por vários aminoácidos, os quais exercem diversas ações no organismo, já que todos os órgãos necessitam de um tipo de aminoácido para gerar sua função e/ou estímulo.

As proteínas são benéficas à saúde por controlar a digestão e absorção de outros nutrientes, auxiliar na imunidade, transportar oxigênio no sangue e músculos, melhorar a energia e contração muscular, além de estarem associados as ações dos hormônios da fome e saciedade.

Como as proteínas podem ajudar na perda de peso?

O consumo de proteínas deve ser dividido ao longo do dia de acordo com o número de refeições realizadas. Esse fracionamento irá estimular o processo de redução da gordura corporal e manutenção ou síntese de massa muscular. As quantidades e fontes de proteínas consumidas para garantir a eficácia da perda de peso depende dos hábitos de vida de cada pessoa.

As proteínas geram efeitos que melhoram a perda de peso, ou seja, o corpo gasta energia para digerir e absorver esses nutrientes. Como o processo de digestão é longo, a produção de enzimas digestivas e de hormônios da saciedade é aumentada para quebrar e absorver as proteínas, assim como a fome é reduzida por haver menor produção de insulina, e o horário da próxima refeição seja prolongado. Como consequência, o consumo calórico total do dia diminui, as escolhas das fontes alimentares se tornam melhores e a perda de peso ocorre de forma saudável.

Você sabia que existem diferentes tipos de proteínas que podem ser consumidas?

São 2 tipos de fontes proteínas existentes: as fontes animais e vegetais. O consumo das duas fontes pode ocorrer simultaneamente quando as leguminosas como feijão ou lentilha (proteína vegetal) e carnes em geral (proteína animal), por exemplo, são consumidas numa mesma refeição (almoço ou jantar).

Os alimentos de origem vegetal que possuem grandes quantidades de proteínas são as lentilhas, feijão, tofú, grão de bico, amêndoas, sementes de chia, ervilhas, quinoa. E os exemplos de fontes de proteínas animais são os ovos, peixes e frutos do mar, leites e derivados, carnes, frangos.

E como você pode inserir essas proteínas na rotina alimentar?

É necessário que pelo menos 1 fonte proteica seja consumida em todas as refeições do dia. Então, você pode optar por ovos pela manhã; Carnes, feijão e quinoa para o almoço e peixes ou tofú para o jantar.

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close