Como funciona a dieta cetogênica?

Feb 03, 2018

Você já ouviu falar da dieta cetogenica?

Essa dieta foi, e ainda é muito usada para controle de crises de epilepsia, sendo um tratamento alternativo, não medicamentoso. Começou-se a perceber que as pessoas que faziam essa dieta para controle da epilepsia, também perdiam peso. Então, a partir dos anos 60, essa dieta começou a ser usada também como tratamento para obesidade e emagrecimento.

O que caracteriza esse estilo de alimentação, é a quantidade muito baixa de carboidratos (normalmente menor que 50g/dia), quantidade média de proteínas e alta em gorduras, sendo em média dividida assim: menos que 10% da energia total vinda de carboidratos, 15-20% vinda de proteínas e 70% ou mais vinda de gorduras.

A perda de peso acontece, pois, o corpo precisa achar uma fonte alternativa de energia, visto que não possui a energia vinda dos carboidratos, assim, o sistema nervoso central encontra a energia que precisa nos corpos cetonicos, que são substancias derivadas da quebra de gordura no fígado. Esse processo recebe o nome de cetose, por isso o nome ‘dieta cetogênica’.

Os benefícios dessa dieta incluem perda de peso, controle de apetite, melhora da energia e concentração, controle do açúcar no sangue, entre outros. Porém, existem também alguns efeitos colaterais, sendo o mais comum chamado de ‘keto flu’, que normalmente dura de 2-3 dias após começar a dieta, e possui como sintomas: dor de cabeça, fadiga, tontura, enjoos, irritabilidade. Assim que o corpo se adapta, os sintomas cessam. Uma forma de reduzir esses efeitos é acrescentar sal nos alimentos e beber muita água, pois quando paramos de comer alimentos ricos em carboidratos, o excesso de água e sal sai através dos rins, isso pode resultar em desidratação e falta de sal, originando esses sintomas desagradáveis.

E o que posso comer em uma dieta cetôgenica/ o que devo evitar?

Alimentos fontes de gorduras e proteínas são permitidos nessa dieta, como é o caso de queijos, manteiga, azeite, leite, iogurtes, carnes, peixes, frango, ovos, castanhas, amendoim; assim como vegetais com baixa quantidade de carboidratos, como brócolis, couve, couve flor, abobrinha, aspáragos, berinjela, tomate, pimentão, pepino, folhas e também frutas com pouco açúcar como abacate, coco, frutas vermelhas, limão.

Os alimentos ricos em açúcar e carboidratos devem ser retirados, como batatas, massas, arroz, refrigerantes, doces, bolos, pães, sucos, bebidas alcoólicas.

Com relação a bebidas: água, chás e café sem adoçar são bebidas que não irão quebrar a cetose, então podem ser tomados à vontade.

Sempre que recomendo esse tipo de dieta aos meus pacientes, eu aconselho que procurem comer comida de verdade, ou seja, procurar alimentos que venham da natureza e evitar industrializados, mesmo que estes `prometam` ser low carb, light, diet, etc.

*Por Fernanda Nadaline, Nutricionista Funcional na Britzke Nutrition

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close