Bolo de aniversário low-carb

Apr 04, 2022

Bolo de Aniversário de Chocolate Low Carb

*Assista ao video aqui https://youtu.be/6Q-giTBWJpM

Tempo de preparação
45 min
Tempo de cocção
45 min
Tempo total
1 hora e 30 minutos

Bolo de camadas de chocolate recheado com pudim de baunilha e coberto com chantilly de baunilha. Esta receita é low carb e sem glúten!

Porções: 12
Calorias: 398 kcal

Ingredientes
1 Creme de Baunilha* (receita anexada no final)
1 Bolo de Chocolate Low Carb (15 minutos de preparação)

Creme de junção:
115g de manteiga com sal em estado macio
1 xícara de xylitol em pó
1 ovo grande

Ingredientes secos:
2 xícaras de farinha de amêndoas
1/3 xícara de farinha de coco
1/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de sopa de aveia ou 3 colheres de sopa de pó de proteína de soro de leite (whey protein)
1 colher de chá de café instantâneo ou granulado expresso
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de goma xantana
1/2 colher de chá de sal
Ingredientes Molhados:
3 ovos grandes
1/2 xícara + 2 colheres de sopa de buttermilk (ou leite de amêndoa com 1 colher de sopa de vinagre)
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de estévia

Chantilly de baunilha - tempo de preparação 5-7 minutos
1 xícara de creme de leite sem soro
2-3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1-2 pitadas de goma xantana, para estabilizar

Equipamento adicional
2 bandejas de bolo redondo de 15 cm de diametro
1 pequena espátula
1 espátula grande
1 ponta grande de tubo redondo para fazer a decoração do bolo
1 saco zip-loc ou saco de pastelaria

Instruções:
Creme de Baunilha: Faça com até 5 dias de antecedência e guarde na geladeira até a montagem.

Bolo: Preaqueça o forno a 180 graus celsius. Com um spray para cozinhar, dê algumas borrifadas nas formas de bolo e corte um pedaço de papel manteiga para caber no fundo de cada forma. Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela média e misture. Adicione todos os ingredientes molhados em uma tigela pequena e mexa bem.
Adicione cerca de 1/3 dos ingredientes secos no creme para junção misture até incorporar completamente. Adicione metade dos ingredientes molhados, misturando até ficar completamente e bem misturado. Adicione metade dos ingredientes secos restantes, misturando até incorporar completamente e depois o resto dos ingredientes molhados, misturando até incorporar completamente. Adicione o último dos ingredientes secos misturando bem. A massa deve ser muito espessa e mousse.

Adicione metade da massa em cada forme e espalhe a massa uniformemente com uma pequena espátula. Levante cada forma alguns centímetros acima do balcão e solte-o cerca de 3 vezes. Isso vai acabar com as bolhas grandes de ar.
Coloque as formas no forno e elevar a temperatura do forno para 200 graus celsius por 5 minutos. Em seguida, volte para 180 graus celsius e asse por 30-40 minutos ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Retire as formas e cubra-as com um pano limpo até que estejam mornas. A massa vai afundar um pouco no meio após o resfriamento. Esfrie completamente antes da montagem.

Creme de junção: Em uma tigela grande, bata a manteiga até que fique lisa e não tenha caroços. Polvilhe o xylitol e adicione à manteiga. Bata com um fuet por 30 segundos a um minuto em média a alta velocidade. Adicione o ovo e o bata por mais um minuto. Reserve

Chantilly: Despeje o creme de leite em uma tigela pequena e adicione a baunilha e adoçante. Bata em alta velocidade até formar picos moles. Adicione uma pitada de goma xantana e bata. Deve ficar muito grosso, firme e mousse. Se não ficar, adicione apenas um pouco mais de goma. Deve ser muito grosso, firme e mousse. Faça a pré montagem.

Pré-montagem: Retire o creme de baunilha da geladeira e bata-o com uma batedeira manual até que fique bom e leve. Coloque 1/3 do creme batido em um saco de confeiteiro ou saco de zip-loc equipado com uma grande ponta redonda. Com cuidado, corte os bolos ao meio na horizontal.

Montagem: Coloque uma metade do bolo no prato de servir. Faça um círculo de chantilly ao longo da borda interna do bolo. Coloque ½ xícara de creme de baunilha no centro do bolo e espalhe o creme com uma espátula pequena. Cubra com uma camada de bolo e faça outro circulo de chantilly na barda interna do bolo e encha com mais creme de baunilha . Repita esse processo mais uma vez, depois cubra com a camada de bolo restante. Você vai ter creme de baunilha sobrando.
Esprema o restante do creme e arrume usando uma espátula maior, decore o bolo com o chantilly.
Refrigere até estar pronto para servir.


Creme de baunilha de confeiteiro
Tempo de preparação: 5 minutos
Tempo de cocção: 10 min
Tempo total: 15 min

Porções:10
Calorias: 141 kcal

Ingredientes
1 xícara de creme de leite sem soro
1/3 xícara de leite de amêndoas
1/3 xícara de xylitol
1 colher de sopa de amido de milho
1/4 colher de chá de goma xantana
2 ovos inteiros grandes
3 gemas grandes
2 colheres de chá de baunilha
1/2 colher de chá de estévia
3/4 colher de chá de gelatina granulada polvilhada em 1 colher de sopa de água
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de sal

Instruções
Coloque o creme de leite e leite de amêndoas em uma panela média em fogo para médio - baixo.
Adicione o xylitol, o amido de milho, a goma xantana e o sal a uma tigela média e misture. Adicione os dois ovos inteiros e 3 gemas grandes aos ingredientes secos na tigela e bata juntos.
Quando o creme ferver, desligue o fogo e enquanto mexer a mistura de ovos continuamente, despeje todo o creme na tigela.
Coloque a panela de volta no fogão e raspe a mistura de ovos e creme na panela. Coloque a tigela ao lado do fogão com uma peneira por cima.
Vire o fogo para médio a baixo e comece a bater a mistura de creme de confeiteiro. Nada vai acontecer por cerca de 2 1/2 minutos e, em seguida, ele vai começar a engrossar-se ligeiramente. Bata um pouco mais rápido. Por volta de 3 minutos e meio, começará a engrossar. Bata rapidamente e cozinhe por mais 1 minuto, MAS não deixe a mistura ferver ou os ovos irão misturar.
Desligue o fogo e retire a panela do fogão, ainda mexendo rapidamente por mais um minuto. Misture a baunilha, a estévia, a manteiga e a gelatina. Em seguida, despeje o creme de confeiteiro através da peneira.
Para esfriar, coloque um pedaço de filme plástico bem em cima da superfície do creme de confeiteiro e coloque na geladeira OU faça um banho maria colocando gelo e água em uma tigela grande, colocando a tigela menor com o creme de confeiteiro na água e mexa até esfriar. Em seguida, cubra e leve à geladeira por 8 horas durante a noite para ativar a gelatina. Rende cerca de 2 xícaras.

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close