10 benefícios de uma Dieta Low Carb

Mar 21, 2022

A dieta low carb vem ganhando cada vez mais adeptos e essa estratégia nutricional para o emagrecimento é baseado em uma menor ingestão de carboidratos e uma maior ingestão de gorduras saudáveis e proteínas, além de ter como base a ingestão de vegetais, frutas (tipo e quantidades recomendadas), sementes e oleaginosas.

Conheça os 10 principais benefícios de uma dieta low carb são:

  1. Maior saciedade e menos fome

As gorduras saudáveis e proteínas presentes em maior quantidade na dieta são responsáveis por dar maior sensação de saciedade comparadas ao consumo de carboidratos. E também por ter uma quantidade menor de insulina sendo liberada na corrente sanguínea também há uma redução na sensação de fome.  

  1. Emagrecimento e Perda de gordura corporal

A insulina é o hormônio responsável por armazenar gordura corporal e evitar que a gordura corporal seja utilizada como fonte de energia, por isso por ter uma menor liberação de insulina na corrente sanguínea há uma maior utilização da gordura corporal como fonte de energia.

  1. Controle da glicemia e controle do diabetes

Quando há um consumo menor de carboidratos há um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

  1. Tratamento de SOP

Na síndrome do ovário policístico ocorre um quadro de hiperinsulinemia (produção excessiva de insulina, hormônio necessário à captação da glicose pelas células de todo o corpo, para geração de energia), que evolui para resistência insulínica, semelhante ao que encontramos nos pacientes com pré-diabetes.

Com um menor consumo de carboidratos na dieta low carb há uma menor liberação de insulina, o que ajuda no tratamento do SOP.

  1. Melhora do perfil lipídico

Há uma redução nos níveis de triglicerídeos e um aumento no HDL (colesterol bom) ajudando na prevenção e parâmetros de risco de doenças cardiovasculares.

  1. Alimentos com mais sabor

Quando você inclue mais gorduras saudáveis na sua dieta, os alimentos ficam muito mais saborosos, assim você não irá seguir uma dieta monótona e sem sabor, pelo contrário vai comer alimentos saudáveis e muito saborosos.

  1. Dieta com alto valor nutritivo

As dietas tradicionais com baixo teor de gorduras possuem poucos nutrientes, já na dieta low carb a base da sua alimentação será vegetais e gorduras saudáveis cheios de nutrientes para o seu corpo.

  1. Redução da pressão arterial

Diversos estudos mostram que uma dieta low carb tende a, comparativamente, levar a uma diminuição da pressão sanguínea naquelas pessoas que têm esse marcador elevado.

  1. Tratamento da síndrome metabólica

A síndrome metabólica é uma condição que é altamente associado com o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Na verdade, é um conjunto de sintomas:

* A obesidade abdominal

* Pressão arterial elevada

* Altos níveis de açúcar no sangue

* Triglicerídeos altos

* Baixos níveis de HDL

Todos os cinco sintomas melhoram muito em uma dieta baixa em carboidratos.

Um estudo de 2012 publicado no The American Journal of Epidemiology, descobriu que dietas low carb são mais eficazes na redução de certos fatores de risco metabólicos e doença cardíaca do que dietas de baixo teor de gordura.

  1. Facilidade na manutenção do peso e em seguir esse estilo de vida

As pessoas relatam que a dieta low carb é muito simples e fácil de ser aplicada no dia a dia pois tem como base a utilização de comida de verdade do dia a dia.

 

 

 

Quer emagrecer de 12 a 15kg em 12 semanas?

Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.

Saiba Mais Aqui
Close