A importância da Vitamina B12 na imunidade.

Apr 23, 2020

A vitamina B 12 é um nutriente essencial para o corpo humano por manter o metabolismo ativo e desempenhar ações importantes no organismo.  Suas principais funções são proteger o DNA, melhorar imunidade, humor, concentração e memória, reduzir o estresse e enxaquecas e auxiliar na absorção de outros nutrientes. A vitamina B 12 é benéfica a saúde, pois é fundamental para gerar energia, manter integridade dos ossos e auxiliar o funcionamento do intestino, reduzindo as chances de desenvolver gases, constipação ou diarreia, assim como reduzir a anemia.

É uma vitamina produzida por bactérias no intestino e está diretamente conectada com a saúde intestinal, já que faz parte do processo de absorção dos nutrientes. Quando o consumo de vitamina B 12 é insuficiente ou deficiente, pode estar associada com o aumento de infecções e doenças neurodegenerativas. Uma das suas atividades é auxiliar na formação da bainha de mielina, uma camada que protege os neurônios, e se o consumo de fontes alimentares de vitamina b 12 for insuficiente, as funções do cérebro podem não ser efetuadas corretamente e gerar doenças como Parkinson, Alzheimer, enxaquecas, entre outros.

Qual a relação da Vitamina B12 com o sistema imune?

Além disso, a vitamina B 12 também está ligada com a imunidade. Como é um nutriente que auxilia na formação dos glóbulos vermelhos e reparo de células, quando o sistema imune é agredido por alguma toxina ambiental ou alimento mal digerido, o processo de defesa age de forma irregular e não protege o corpo adequadamente.

Ainda, a imunidade pode ser ineficiente devido à agressão causada nas células do intestino. Essa situação pode danificar e abrir as células da parede do intestino por causa da qualidade dos alimentos ingeridos, geralmente comidas “fast food” e/ou industrializados, os quais reduzem a absorção da vitamina B12, por não apresentarem nutrientes saudáveis na composição, ativam infecções e alteram negativamente o funcionamento do organismo.

Como adicionar a vitamina B12 na rotina alimentar?

Para que o consumo de vitamina B12 seja adequado e auxilie na saúde e qualidade de vida, alguns alimentos que possuem a vitamina devem ser frequentemente ingeridos (carnes, ovos, peixes, carne de porco, entre outros). E o que acontece com a alimentação vegetariana? Mesmo com o pouco consumo de alimentos de origem animal, é possível atingir os níveis desejáveis de vitamina B 12 com a alimentação vegetariana. Nesses casos, o consumo de algas deve estar presente, assim como a suplementação adequada da vitamina.

Ingira um tipo de proteína animal em uma refeição do dia e auxilie com outros alimentos naturais e saudáveis como frutas e vegetais para garantir o aporte necessário de vitaminas. Na alimentação vegetariana, o ideal é consumir as algas como clorela, spirulina, alga Nori e ajustar a suplementação, se necessária.

Quer emagrecer através de reeducacao alimentar?

Se inscreva para o próximo grupo do Projeto Fina e Dura  com duracao de 12 semanas

Saiba Mais Aqui
Close